terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cordados-Mamiferos

Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Uma característica única dos mamíferos é a capacidade de brincar. Os jovens mamíferos aprendem quase tudo o que necessitam saber para a sua vida adulta através de brincadeiras, onde as crias experimentam, entre si e com adultos, as técnicas de caça, luta e acasalamento. Estas brincadeiras estabelecem frequentemente uma hierarquia que se manterá na fase adulta, evitando conflitos potencialmente perigosos para os indivíduos.

Caracteristicas principais

1. Possuem diversas glandulas sendo a principal a glndula mamaria - sai 15 jatos de leite ou apertar a ponta da glandula.no leite tem proteinas,sais,hormonios e gordura.





2.Pelos que tem como função isolamento termico- o pelo localisase no epderme e no derme



3.Tegumento-glandulas,pele e pelos-proteção e manutenção de temperatura.
Glandulas: sudoripara ( ajuda no controle de temperatura.
                  sebácean ( proteção)
                  odoríferaram(produs odor - acido caproçico)
                  mamarias(leite)


4. Vocalização- comunicação e demarcação de território

Órdem dos mamiferos

 prototerios- monotremados - neste grupo incluem-se o ornitorrinco e o equidna, animais que põem ovos semelhantes aos dos répteis, donde nasce um minúsculo embrião que se desloca para uma bolsa, onde termina o seu desenvolvimento lambendo leite produzido pela mãe, pois não existem mamilos (ao contrário dos restantes dois grupos)



metaterios- marsupiais - neste grupo, onde se incluem os cangurus, entre outros, não existe placenta para nutrir o embrião durante o seu desenvolvimento no útero. Assim, ao nascer, os marsupiais não se encontram totalmente desenvolvidos. As fêmeas possuem um sistema reprodutor "duplo", com dois úteros e duas vaginas laterais. As crias nascem através de um canal de nascimento central independente, que se forma antes de cada parto, podendo ou não permanecer aberto. Por esse motivo, em algumas espécies o pênis do macho é bifurcado.  A maioria das espécies termina o seu desenvolvimento no interior de uma bolsa externa no corpo da fêmea - marsúpio. Em muitas espécies as fêmeas acasalam novamente durante a gravidez, mas o embrião apenas se desenvolverá após a cria anterior abandonar o marsúpio - diapausa embrionária



euterios-placentários - este é o maior grupo de mamíferos, dominando totalmente a classe e os habitats terrestres atuais. Os ovos amnióticos são geralmente minúsculos e retidos no útero da fêmea para o desenvolvimento, com a ajuda de uma placenta que fornece fixação e nutrientes (oxigênio e alimentos). Em sentido contrário passam as excreções do embrião. Ao nascer, os placentários encontram-se num estado de desenvolvimento superior ao dos marsupiais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário